Gade

Gade

Gade

E dos gaditas se desertaram para Davi, ao lugar forte no deserto, valentes, homens de guerra para pelejar, armados com escudo e lança; e seus rostos eram como rostos de leões, e ligeiros como corças sobre os montes: 1Crônicas 12:8
Afortunado.
1. Filho de Jacó e deZilpa, serva de Lia (Gn 30.9, 10, 11). Teve Gade sete filhos (Gn 46.16), saindo mais tarde do Egito a tribo de Gade em número de 45.650 pessoas. Depois de terem sido derrotados os reis ogue e Siom, desejaram Gade e Rúben que a sua porção territorial fosse ao oriente do Jordão, como sendo mais conveniente do que a região ocidental para as suas grandes manadas. Moisés cedeu ao seu pedido, com a condição de que eles haviam de acompanhar os seus irmãos e ajudá-los a conquistar a terra ao ocidente do rio Jordão. A herança de Gade era limitada ao norte pela tribo de Manassés, ao ocidente pelo Jordão, ao sul pela tribo de Rúben, tendo ao oriente as montanhas de Gileade, mas estes limites, a não ser os da parte ocidental, eram muito incertos. o território de Gade era uma combinação de ricas terras de lavoura e de pastagens, com belas florestas. É, também, terra de rios e nascentes, e os desfiladeiros por onde correm as abundantes águas desde os montes até ao vale do Jordão, são de grande beleza. Mas, sendo a gente de Gade impetuosa e guerreira, não tardou muito que os limites da tribo se estendessem além dos primitivos, e compreendessem toda a região de Gileade. Foram onze os heróis de Gade, que se juntaram a Davi no tempo da sua maior angústia (1 Cr 12.8). Freqüentes vezes os homens de Gade entraram em guerra com os amonitas, os agarenos, e os midianitas, e outras tribos errantes dos ismaelitas a quem tinham desapossado dos seus territórios (1 Cr 5.19 a 22). Jefté, que foi juiz de israel e era natural de Mispa, pertencia à tribo de Gade (Jz 11) – e também Barzilai (2 Sm 19.32 a 39), e provavelmente o profeta Elias. Foi campo de muitas batalhas o território de Gade durante as longas e terríveis lutas entre a Síria e israel, e em conseqüência disso sofreu muito aquela região (2 Rs 10.33 – Am 1.3). o povo de Gade foi levado para o cativeiro por Tiglate-Pileser (1 Cr 5.26) – e no tempo de Jeremias foram as cidades daquela tribo habitadas pelos amonitas (Jr 49.1).
2. o vidente: Profeta e particular amigo de Davi (1 Sm 22.5). Por mais uma vez foi mensageiro de Deus em relação a Davi (1 Sm 22.5 – 2 Sm 24.13 a 19 – 1 Cr 21.9 a 11) – foi, também, um dos biógrafos do mesmo rei Davi (1 Cr 29.29).
Outras fontes
Gad em Hebraico גד “sorte” De acordo com o Livro de Gênesis, Gade era o sétimo filho de Jacó e o primeiro filho de Jacó com Zilpa, e o fundador da Israelita Tribo de Gade. O texto do Torah discute que o nome de Gade “Sorte” / “Fortuna”, em hebreu, que deriva de uma raiz que significa; dividiu fora; a literatura de rabinical clássica discute que o nome era uma referência profética ao maná; isso recorre originalmente a uma deidade adorada pela tribo.
De acordo com o velho testamento, a mãe de Gade era só uma criada, em lugar de uma esposa de Jacó, como insinuado pela Pedra de Moabe no qual diferencia entre os Israelitas e a tribo de Gade, e os livros de Samuel e de Reis que retratam o Gade como um inimigo de Israel. Gade parece ter sido originalmente uma tribo nômade em direção ao norte de Canaan. Na forma original a grafia é Gad já que esta forma aportuguesada foi dada quando da edição da Bíblia na versão João Ferreira de almeida, se consultarmos bíblias como a versão Bíblia de Jerusalém poderemos ver este,e outros nomes, em uma grafia mais aproximada de sua pronúncia original.
Gade,o vidente: Profeta e particular amigo de Davi (1 Sm 22.5). Por mais uma vez foi mensageiro de Deus em relação a Davi (1 Sm 22.5 – 2 Sm 24.13 a 19 – 1 Cr 21.9 a 11) – foi, também, um dos biógrafos do mesmo rei Davi (1 Cr 29.29).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s